Você provavelmente está familiarizado com as extensões do navegador, que a maioria de nós usa diariamente. Eles adicionam muitos recursos úteis aos navegadores, mas, ao mesmo tempo, representam ameaças à privacidade e à segurança.
Vamos discutir o que está errado com as extensões do navegador e como você pode minimizar as chances de um deles ficar descontrolado você. Mas primeiro vamos analisar exatamente o que é uma extensão de navegador.
Quais são as extensões do navegador e por que você precisa delas?
Uma extensão do navegador é algo como um plugin para o seu navegador que adiciona certas funções e recursos a ele. As extensões podem modificar a interface do usuário ou adicionar alguma funcionalidade de serviço da Web ao seu navegador.
Por exemplo, as extensões são usadas para bloquear anúncios em páginas da Web, traduzir texto de um idioma para outro ou adicionar páginas a um serviço de favoritos de terceiros, como o Evernote ou o Pocket. Extensões são muitas – existem centenas ou mesmo milhares delas, para produtividade, personalização, compras, jogos e muito mais.
Quase todos os navegadores populares suportam extensões – você pode encontrá-los no Chrome, Safari, Opera, Internet Explorer e Edge. Eles estão amplamente disponíveis e alguns deles são bastante úteis, então muitas pessoas acabam usando pelo menos várias extensões, e às vezes seu número em um PC se estende a várias dúzias. Mas, como mencionamos, as extensões podem ser convenientes e perigosas.
O que pode dar errado com extensões?
Primeiro de tudo, as extensões podem ser totalmente maliciosas. Isso acontece principalmente com extensões que vêm de sites de terceiros, mas às vezes, como nos casos do Android e do Google Play, o malware entra nos mercados oficiais também.
Por exemplo, pesquisadores de segurança descobriram recentemente quatro extensões na Google Chrome Web Store que se apresentavam como inócuas aplicações de notas adesivas, mas na verdade foram capturadas gerando lucros para seus criadores ao clicar secretamente em anúncios pay-per-click.
Como uma extensão pode fazer algo assim? Bem, para fazer algo, uma extensão requer permissões. O problema é que, dos navegadores que as pessoas geralmente usam, somente o Google Chrome solicita ao usuário que conceda essas permissões (ou não); outros navegadores permitem que as extensões façam o que quiserem por padrão, e o usuário não tem escolha a não ser aceitá-lo.
No entanto, mesmo no Chrome, o gerenciamento de permissões existe apenas na teoria – na prática, não funciona. Mesmo extensões básicas geralmente exigem permissão para “ler e alterar todos os seus dados nos sites que você visita”, o que lhes dá o poder de fazer praticamente qualquer coisa com seus dados. E se você não der a eles essa permissão, eles não serão instalados.
Procurando as melhores opções de Internet? Veja as nossas opções.
Como usar extensões com segurança?
Apesar do fato de que extensões podem ser perigosas, algumas delas são realmente úteis, e é por isso que você provavelmente não iria querer abandoná-las completamente. Continuo a usar cerca de meia dúzia deles, e sei com certeza que dois deles têm a permissão mencionada “ler e mudar”.
Pode ser mais seguro não usá-las, mas isso é inconveniente, por isso precisamos de uma maneira de usar as extensões com mais ou menos segurança. Veja como:
Não instale muitas extensões. Eles não apenas afetam o desempenho do computador, mas também são um potencial vetor de ataque, portanto, reduzam seu número a apenas alguns dos mais úteis.
Instale extensões somente de lojas da Web oficiais. Lá, eles passam por pelo menos algum escrutínio, com especialistas em segurança filtrando aqueles que são maliciosos da cabeça aos pés.
Preste atenção nas permissões exigidas pelas extensões. Se uma extensão já instalada em seu computador solicitar uma nova permissão, isso deve imediatamente aumentar os sinalizadores; alguma coisa provavelmente está acontecendo. Essa extensão pode ter sido sequestrada ou vendida. E antes de instalar qualquer extensão, é sempre uma boa ideia verificar as permissões necessárias e pensar se elas correspondem à funcionalidade do aplicativo. Se você não encontrar uma explicação lógica para as permissões, provavelmente é melhor não instalar essa extensão.
Use uma boa solução de segurança. O Kaspersky Internet Security ou McAfee Antivirus Plus pode detectar e neutralizar códigos maliciosos em extensões de navegador. Estes antivírus oferecem soluções mais personalizada na sua versão paga, embora que as suas versões de teste também funcione perfeitamente.