Como construir privacidade online em seu negócio?

Você já ouviu falar de privacidade online? Esse é um conceito que diz respeito ao modo como os dados são tratados na web. 

Nos últimos anos vários escândalos relacionados a proteção de informações de usuários ganharam os holofotes. Denúncias de venda de dados, e até mesmo roubo começaram a se tornar comum, e isso foi um baque para os empreendedores que atuam na web. 

E se você deseja ter um negócio digital, precisa saber como construir a privacidade online. 

Qual a importância de ter privacidade online?

É por meio da privacidade online que você garante a proteção de dados, tanto seus como dos consumidores. E isso pode ser extremamente prejudicial. 

Além de colocar em risco a segurança de todos os envolvidos, você ainda arrisca a credibilidade do seu empreendimento. Um vazamento de informações impacta diretamente nos lucros, já que as pessoas tendem a deixar de consumir os produtos da empresa que teve o problema. 

Por conta disso, é importante construir a privacidade online, e também deixar claro para seus consumidores as suas políticas em relação ao assunto. 

Como construir privacidade online em seu negócio? 

Construir privacidade online não é uma tarefa fácil. Principalmente levando em conta que existem cookies e outros tipos de programas constantemente coletando informações. Caso não saiba o que são cookies, leia mais sobre o assunto no artigo O que são cookies e o que eles podem fazer em seu computador!.

A boa notícia é que existem algumas maneiras de aumentar esse nível de segurança. E abaixo separamos algumas delas: 

  • Tenha um bom sistema de segurança interna 

A primeira dica de como aumentar a privacidade online é investir em um sistema de segurança interno. Ele deve fazer a proteção dos equipamentos que acessam a web da empresa. 

Pode não parecer, mas muitos problemas relacionados à privacidade na web iniciam justamente de dentro do empreendimento. Seja porque um funcionário baixou um programa maléfico, ou realmente porque alguém invadiu a rede. 

Logo, o primeiro passo é fazer uma “faxina” nos computadores da empresa para tentar resolver esse problema o quanto antes. 

  • Invista em módulos de segurança 

Se você usa sites ou lojas virtuais, também é importante investir em módulos de segurança. São esses complementos que vão proteger os dados dos consumidores que acessam as ferramentas. 

A maioria funciona por criptografia. Essa é uma técnica onde os dados são transformados em um código único durante a transmissão. 

Esse código só descriptografados e transformado novamente em informação pelo receptor, que tem o programa específico para fazer isso. As gigantes de tecnologia em todo o mundo usam esse método, como o WhatsApp. 

  • Mantenha uma política de privacidade clara 

Se você ainda não informa os consumidores sobre a política de segurança de dados, já está mais do que na hora de fazer isso. Esse tipo de informação é essencial, até mesmo para que os clientes saibam como agir caso algum problema ocorra. 

Então, é melhor começar a fornecer esse tipo de dado. Principalmente por conta da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP), que muda uma série de aspectos sobre o assunto. 

A partir de agosto de 2020, por exemplo, as empresas que atuam online serão obrigadas a solicitar o acesso aos dados de pessoas físicas, e mais, detalhar exatamente qual a finalidade da solicitação, que poderá ser cancelada pelos usuários a qualquer momento. 

  • Se mantenha atualizado

Por fim, para aumentar a sua privacidade online, não deixe de se manter atualizado. Muitos empreendedores passam anos sem atualizar programas e módulos de segurança, e isso é um erro. 

A cada dia que passa os cyber criminosos estão trabalhando para desenvolver agentes maléficos mais evoluídos e difíceis de serem detectados. E por isso que os programas de segurança e antivírus estão constantemente se atualizando. 

Vale à pena investir um pouco mais para se manter por dentro do que há de mais recente quando o assunto é privacidade online. Somente assim você e seus clientes terão proteção total. 

Conclusão 

Os dados de uma empresa são o bem mais precioso dela. Principalmente se o seu negócio também utilizar informações dos clientes. 

Por conta disso, é essencial construir privacidade online. Assim, você terá a garantia de que todos estarão protegidos, e irá evitar prejuízos grandes. 

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