Sua conexão caiu? Nesse artigo nós te mostramos como identificar o problema e solucionar você mesmo.
Você sabia que antes de esquentar a cabeça, arrancar os cabelos e ter que ligar para a central de atendimento a fim de solucionar o problema com sua internet, é possível encontrar o culpado e fazer seu sinal voltar a ficar estável?
A seguir nós te mostramos alguns dos principais problemas que podem estar fazendo sua conexão com a internet ficar ruim e como solucionar cada um deles. E todas essas medidas podem ser feitas por você mesmo.
Importante
Obviamente que para realizar as soluções que mostraremos a seguir é importante que você tenha conhecimento de algumas coisas. Abaixo:
- É importante que você saiba como fazer a configuração do seu modem de internet (criar login e senha, configurar o wifi, entre outros);
- Também é importante que você conheça alguns acessórios como filtro de linha, cabo de rede, etc.
Ok, agora que você já sabe que precisa ter conhecimento sobre esses elementos, partiremos para os problemas e suas devidas soluções.
Se a sua conexão caiu, comece reiniciando o seu modem
O primeiro passo é reiniciar o seu modem. Esse é um dos procedimentos que, provavelmente, você deve estar cansado de fazer quando liga para a central de atendimento da sua operadora de internet. Mas saiba que esse é um dos passos mais importantes para restabelecer a conexão da sua internet. E, em muitos casos, ele realmente pode funcionar.
Verifique o cabo de rede
Se você usa internet via cabo ligado ao seu computador ou notebook, remova o cabo e depois insira-o novamente. Esse é um procedimento simples e que soluciona muitos casos de queda de internet ou até mesmo lentidão.
Desconecte-se do wifi
Se estiver usando o wifi, desconecte-se e use a internet via cabo. Se o problema for no wifi, usando o cabo a sua conexão deverá se restabelecer.
Verifique os cabos
Pode ser que uma oxidação no cabo que vai para o modem possa estar causando o problema. Ou mesmo uma oxidação nos cabos que vão para o seu computador, por exemplo.
Verifique se os cabos estão funcionando corretamente. Você pode realizar esse teste com outros cabos.
Veja se o problema não é apenas no seu computador ou dispositivo
Se a sua conexão caiu, pode ser que o problema da falha na conexão seja apenas no seu computador, celular ou tablet. Logo, teste a conexão em outros dispositivos.
Se o problema for apenas num deles, você precisa ver se não há alguma coisa mal configurada ou mesmo infecção por vírus ou malware, por exemplo.
Outra dica seria, no caso do computador, ir até o ícone com uma telinha (rede) que está na barra inferior do seu computador e clicar com o botão direito do mouse, depois ir em “solucionar problemas”.
Você também pode ir na barra de busca do seu computador e procurar por “Rede” depois clicar com o botão direito do mouse sobre ele, depois em “Propriedades”, e em seguida vá em “Solucionar problemas”. Essa ação verificará possíveis erros e falhas na sua internet e tentará solucioná-las automaticamente.
Se a sua conexão caiu e mesmo depois de tentar todas essas medidas ela não voltar, então, sim, entre em contato com a central, pois pode ser um problema externo e apenas um técnico poderá solucionar. Para adiantar as coisas e evitar mais prolongamentos, avise que já realizou todos os testes antes de ligar.
Com a Cyberfly você sabe que tem suporte sempre que precisar solucionar algum problema. Se ainda não conhece nossos planos, entre em contato conosco para sanar todas as suas dúvidas.