Toda empresa precisa de uma comunicação clara e eficiente com seus clientes. Caso essa comunicação tenha falhas, é possível que a empresa tenha alguns desses 3 problemas gerados por não conseguir se comunicar com os seus clientes.
Ter uma boa comunicação com os clientes é capaz de evitar alguns problemas que são comuns e que podem arruinar a reputação da sua empresa.
Por isso, separamos hoje 3 problemas decorrentes de não realizar uma boa comunicação. Caso você identifique que sua empresa está passando por essas situações, é hora de corrigir!
1. A empresa não consegue transmitir seu posicionamento
Toda empresa deve ter um posicionamento muito claro e ser fiel a ele. Quando a empresa não consegue se posicionar isso tende a fazer com que o cliente perceba a marca como só mais uma dentre tantas outras do mesmo segmento.
O posicionamento é justamente o que diferencia a sua marca na memória do cliente. Se todo cliente sabe exatamente qual é o posicionamento da sua empresa é mais fácil fidelizar seu público-alvo.
Por isso, o posicionamento da empresa precisa estar muito bem exposto em toda a sua comunicação.
E então, a sua empresa está comunicando o posicionamento dela? Caso não esteja, saiba que está deixando de se diferenciar das demais.
2. Não receber feedbacks
Atualmente, os clientes possuem a facilidade de reclamar de suas insatisfações com a marca nas redes sociais.
Mas se a sua marca não tem presença digital, onde seu cliente irá reclamar? Se o empresário pensa que isso é bom, é importante saber que não é.
Quando o cliente pode reclamar nas redes sociais, ele não só está dando um importantíssimo feedback para a marca, como também está dando a essa empresa a possibilidade de fidelizar esse consumidor.
Em contrapartida, o cliente que está insatisfeito e não recebe qualquer atenção da marca procurará o concorrente direto.
Além disso, a exposição nas redes sociais também permite a recepção de feedbacks positivos. De forma que a gestão da empresa possa sempre estar atenta com relação ao que está ou não funcionando para agradar seus consumidores.
Portanto, não ter feedbacks de clientes e dos próprios colaboradores é um erro gravíssimo de comunicação, que pode arruinar a experiência de seus clientes com a sua marca.
3. Investimentos equivocados
Se você não tem contato com seu consumidor, não sabe o que ele pensa e como ele enxerga a marca, como irá investir em melhorias?
O investimento será baseado em “acredito que isso funcionará” ou “eu acho que esse é o melhor caminho”. E pode ser que sua visão esteja equivocada ou não seja capaz de enxergar a experiência que o consumidor quer ter com a sua marca.
Por isso, os investimentos equivocados são um grave problema gerado por não conseguir ter uma comunicação direta e positiva com seus clientes.
Estar aberto a receber feedbacks negativos é fundamental para a melhoria de qualquer empresa.
Como solucionar problemas de comunicação?
Marcar presença digital, ter o compromisso de ouvir seus clientes e responder da melhor maneira possível são alguns cuidados que melhoram a comunicação.
Quando a empresa ouve os consumidores ela passa a ser mais assertiva, implementando melhorias constantes.
E uma das melhores maneiras de estar presente na rotina do consumidor e lhe dar a devida atenção, que atualmente é online.
Ter uma boa conexão com a internet para disponibilizar um atendimento online sem igual é importante. De forma que seu cliente se sinta valorizado, bem cuidado e queira se manter como um cliente de sua marca.
Portanto, investir nisso é importantíssimo para a sobrevivência da sua marca em um mundo cada vez mais competitivo.
E para estar conectado atendendo seus clientes da melhor maneira possível, conte com a qualidade de internet da Cyberfly. Você sempre conectado com o que realmente importa.