A internet tem desempenhado um importante papel no principal setor da economia brasileira: o agronegócio.
Por meio da internet no agronegócio, além do produtor rural ter acesso a conhecimento, ele pode contar com ferramentas que ajudam a otimizar seu dia a dia e garantir qualidade nos alimentos e produção que atenda a demanda.
Sem contar na possibilidade de interagir com outros produtores e especialistas e obter auxílio quando necessário.
No entanto, mesmo trazendo muitos benefícios para a produção rural, a internet no campo ainda é uma realidade de poucos e esses que a possuem, alegam não ser uma internet de qualidade.
Qual a influência da internet no agronegócio?
O agronegócio tem crescido, e a internet chega para contribuir com esse desenvolvimento no campo.
Com o advento da internet, surgiram várias plataformas e sistemas referentes à tecnologia da informação, possibilitando realizar a integração de sistemas e ferramentas e também o gerenciamento delas. E isso favoreceu várias áreas, dentre elas a agricultura. Assim, surgiu o que é conhecido como “Agricultura 4.0”.
A agricultura 4.0 consiste em tornar os processos no campo mais digitais. Ela compreende processos de mecanização, tecnologias integradas através de softwares e a tomada de decisões e ações tendo como base dados colhidos por meio de ferramentas digitais.
Por meio da integração de ferramentas e da automação, por exemplo, consegue-se realizar processos de qualquer lugar. Sem a necessidade do produtor estar na lavoura naquele momento.
Essa integração dos dispositivos torna tudo muito mais otimizado, conseguindo realizar a automação de diversos processos em passos simples.
Hoje em dia pode-se fazer o uso de drones para mapeamento agrícola, o que melhora a produtividade e a eficiência no campo. Ainda, pode-se utilizar pulverizadores automáticos, sistemas para obter informações sobre o clima, sensores para obtenção de dados sobre o ambiente (salinidade do solo, umidade do ar e temperatura).
E a maioria desses sistemas e aplicativos podem ser controlados por dispositivos móveis como tablets ou mesmo celulares.
Com isso, além de maior produtividade no campo, o produtor também consegue realizar a redução de custos e melhorar a qualidade dos alimentos produzidos.
Com todos esses benefícios, vemos o quão essencial é para o produtor, ter uma internet de qualidade, uma vez que, problemas como falha na conexão podem resultar em muitos atrasos e prejuízos na lavoura.
Citamos ainda que a internet de qualidade na vida do produtor rural ajuda na redução de custos, o que favorece a redução de desperdícios.
Por que ter uma internet de qualidade no campo?
Muitas vezes o produtor rural precisa ter acesso à informações num determinado momento, fazer o envio de dados importantes ou mesmo acessar algum sistema ou aplicativo, mas com uma internet instável podem haver atrasos ou mesmo a necessidade de se deslocar para resolver um problema que poderia ser solucionado online.
A internet no agronegócio também ajuda em outras tarefas que não estão diretamente relacionadas com o setor, tais como: acesso a informações bancárias, consulta de preços, entre outras. E aqui também é necessário que se tenha um sinal com estabilidade e boa velocidade.
É sempre importante contar com uma internet de qualidade para o seu negócio. E a Cyberfly oferece, além de um provedor de internet eficiente, planos de acordo com suas necessidades, conheça mais sobre.