Estava eu aqui fazendo uma negociação com um cliente via WhatsApp e após terminar de mandar o quinto áudio explicando sobre o produto fui fazer uma análise que resultou no seguinte relatório:
Ao final conclui que o tempo total de conversa foi de 25:30.
Essa mesma negociação feita através de uma chamada telefônica se resolveu em 04:32, ou seja 17% do tempo gasto com o whats.
Após isso conclui alguns prós e contras em relação ao WhatsApp e ligações:
Iniciando com os prós, tem como registrar as conversas, talvez esse seja o melhor benefício de se usar o whats em negociações, sempre haverá registro de tudo, o que é muito importante principalmente quando se trata de negociações. Outro ponto é o detalhamento dos produtos e serviços, como o uso de fotos e perguntas especificas feitas pelo cliente que acabam gerando um alto nível de detalhes o que melhora o processo de vendas. E por fim o Próprio WhatsApp colocou a ferramenta de acelerar os áudios, em 1,5 vezes ou em 2 vezes.
Mas como nem tudo são flores, temos os contras também. E com certeza isso é o que mais nos afeta.
Tempo: Mesmo com o benefício de acelerar os áudios, talvez o tempo seja o único contra visto que para resolver um assunto de 5 minutos você gasta uma hora no whats.
Com isso a mostra, analisamos que o tempo se estende em uma conversa no whats por não ter a sintonia que existe em uma chamada telefônica, inclusive o tom da voz em que se escreve e se lê a mensagens são distintos, o que acaba causando esse looping e consequentemente demorando mais.
Portanto, podemos concluir, que é bom e ruim!
Cabe a nós gestores analisar o que é menos dolorido. Com processos se resolve a maioria dos problemas, mas vamos ser sinceros em dizer que um bom histórico de whats é melhor que qualquer processo na hora de resolver um problema.
Façam suas análises!